Da Delicadeza

De tempos em tempos eu me vejo tomada por um conceito, uma palavra. Passo tempos apreciando a noção, a sonoridade, as nuances, me apaixono por um verbete em todos os seus aspectos. Normalmente são adjetivos. O adjetivo de uma hora para a outra parece se imbuir de mais significado. Eu começo a enxergar uma aplicabilidade mais irrestrita, mais poética. Não tem outra palavra, é uma coisa de paixão mesmo. Até mesmo porque passa. Depois ele fica lá, esquecido, ou se incorpora ao vocabulário padrão, mas já com aquela cara de casamento estável, morno, como se fôssemos um casal de velhinhos, eu e o conceito.

(Como é o caso da tosqueira, como um amigo bem observou hoje. Ainda há pouco eu enchia a boca para qualificar algo como tosco, me divertia ao máximo, achava tudo que poderia ser tosco, tosco, e ficava quase eufórica em pronunciar a palavra. Hoje nem me dou conta, ou não me dava até ser lembrada pelo amigo!!)

A palavra da vez, ou o conceito da vez é muito mais fofinha, e delicada. Sim, a palavra delicada é absolutamente delicada. E eu estou absoluta e irreversivelmente apaixonada pela noção de delicadeza. (sim, gente, toda paixão é irreversível, enquanto dura, como eu tenho certeza que concordaria Vinícius).

Neste momento não há qualidade que me salte mais aos olhos do que a delicadeza. É bonita, é ampla, é saudável, é gostosa. É diferente da tosqueira, que trazia um sentido divertido, mas irônico, eu agora estou na fase da suavidade da delicadeza. E várias coisas e pessoas são delicadas para mim, algumas até que eu acredito que não gostariam de ser assim qualificadas, por arroubos de machismo. Como a amizade pura e simples e despretensiosa entre alguns amigos, com perfis muito diferentes, mas que criaram um grande laço que os liga, e que estavam hoje rindo em uma suposta reunião no fim da tarde é delicada. Como o amor gostoso e terno do meu marido agora me soa perfeita e completamente bem descrito como delicado. Como essa mocinha fofa que estava agora há pouco de tititi comigo pelo skype é delicada. Como várias, várias outras coisas para mim que eu prefiro não ficar aqui descrevendo, me soam tão somente assim: delicadas.

Pode ser uma redundância, mas eu neste momento tendo a achar que estou muito melhor do que antes. Estar sentindo tudo delicado é melhor do que sentir tudo tosco. Mas, até aí, provavelmente, há algum tempo eu deveria estar dizendo que essa coisa de achar tudo delicado era totalmente tosco!!!

6 comentários em “Da Delicadeza

  1. me envolvi de tal maneira q estava me deliciando com a suavidade(entenda delicadeza, nao queria repetir mas acabei repetindo!) do texto e o final foi tosco sim…comico!

    tenho essas fases com algumas palavras e minha irma nada delicada pergunta se eu acabei de aprender a palavar…uma tosquice!

    valeu a pena esperar. anciar por este post…ficou por demais de bom!!!

    bjos queridérrima!

  2. Olha que eu estava preparando um texto bem tosco para comentar no post anterior, pois não havia jeito do prometido aparecer.

    Mas agora tenho de me render a delicadeza da manifestação e da confissão. Vou abrandar o coração e ser meigo – que baboseira mais delicada, sô!

  3. Acho que mesmo com a boa vontade o finalzinho do comentário ainda ficou semi-tosco.

    Bem legal esta nova fase Chrisesinha, paz e amor!

    Tem meu voto.

  4. Eu não tenho conhecimento de causa para opinar, mas pelo que você posta e as informações que tenho através do amigo comum, com certeza este novo adjetivo combina muito mais com você.

  5. Obrigada aos amigos pelos comentários delicados. Ao amigo que escorregou na tosqueira: você bem sabe que até as suas tosqueiras-ironias são sempre delicadas (pelo menos para com esta bloqueira que vos escreve!!)

Deixe um comentário