Os cinco meses da pequena!

Querida filhinha,

Os meses se passam quase sem a gente perceber. Agora você já está completando seu quinto mês de vida, e aqueles dias da maternidade, daquela bebezinha frágil e pequenininha parecem tão distantes!

De toda a sua pequena grande vidinha, este foi o mês de mais descobertas – mas, eu imagino que daqui para a frente eu vá dizer isso com freqüência, pois a gente agora percebe você descobrindo o mundo e seus encantos a cada momento.

Você é, a cada dia mais, uma criança feliz e sorridente. Você está sempre com um sorrisao gostoso na boquinha, para qualquer pessoa que interage com você. Mas, isso não significa que você seja uma criança passiva – você tem uma personalidade forte e decidida, que a gente percebe com muita clareza desde já. Você sabe o que quer, e exige o que quer, usando para isso todos os seus meios de comunicação – choro, gestos, risadas, tentativas de se movimentar, recusa pelo que não quer, e o que mais você conseguir fazer!

Você continua exercitando suas carinhas e trejeitos – sopra bolinhas, faz biquinho, tosse de brincadeira, pisca os olhinhos, e se diverte muito quando a gente te imita. Você baba o tempo inteiro, e leva tudo o que chega às suas mãozinhas à boca – inclusive as próprias mãozinhas, as duas de uma só vez, de vez em quando, o nariz e o queixo da mamãe, e todo o resto!

Seu cabelinho caiu parcialmente e está nascendo mais clarinho. Continua bem fininho, e, a parte que não caiu, que é bastante, já está bem comprida, o que faz com que você viva com um tufinho de cabelos em pé – somando o cabelo em pé e o frio que fez este mês, que fez a gente te agasalhar com várias roupas, uma em cima da outra, e você ganhou mais um apelido este mês: Maria Cebolinha.

Você está muito ágil – basta conseguir algum apoio e quer logo ficar sentada ou de pé. Já não reclama quando te colocamos de barriga para baixo. Alias, quando você quer virar, vira sozinha com facilidade, mas ainda reclama quando quer voltar. No finzinho deste mês, você também começou a aprender a usar o joelhinho para se mover – daqui a pouco pelo visto você já vai se colocar em posição de engatinhar!

Outra mudança que a gente notou muito foi o seu ganho de habilidade fina com as mãozinhas. Agora você já pega com facilidade tudo o que quer. Já consegue manusear seus brinquedos com segurança. Brinca delicadamente com as bonecas e com o rosto da gente – até bem pouco você somente conseguia bater nas coisas e na gente.

Com a habilidade com as mãos, começou a descoberta de um novo brinquedo – o Paulzinho. Você pega nos pelos dele, e puxa o rabinho dele como você faz com o cabelo da mamãe. Ele se assusta, se apavora, foge quando dá, mas fica resignado esperando você soltar quando você o pega de jeito! Dá até dó dele, coitado!

A grande novidade deste mês foi o começo dos novos alimentos. Primeiro você comeu purê de ameixas pretas, para ajudar a regular o intestino – e adorou! Fez muita sujeira, quis pegar com a mão, mas logo associou com a forma de tomar o remedinho homeopático e abria a boquinha sozinha para comer a ameixa-  e chorava quando acabava, de tanto que gostou!

Depois vieram as papinhas de fruta e os suquinhos. Você adorou a banana, gostou da maçã e da pêra – aprendeu a comer o mamão e o abacate, mas não foi nenhum caso de paixão. Mesma coisa com o suquinho de beterraba. Já o de laranja com cenoura foi muito bem aceito! O de mamão… é, realmente mamão não é o seu forte!

No começo foi bem difícil. Você estranhou a textura da fruta, o jeito de comer. Estranhou a mamadeira com suco. Estranhou tudo – claro, né querida, tudo é novo para você. Mas, logo se habituou, e tem tomado até mais suco do que a Dra. Julia recomendou.

Quanto aos passeios nem tem mais graça comentar, pois você agora vive passeando! Teve até duas festas de amiguinhos este mês – e onde você vai você faz o maior sucesso, tanto pela beleza quanto pela simpatia. Todo mundo te elogia, e quer pegar. Mamãe, papai e a Lu ficam todos orgulhosos de você.

Com a chegada do inverno, e com você mais crescidinha você anda bem chique. Cada dia uma roupinha nova, e cada dia uma roupinha mais engraçadinha, mais parecida com gente grande. Neste ultimo fim de semana mesmo você fez o maior sucesso na casa do vovô de sobretudo verde e gorrinho vermelho.

Você tem dormido com esse frio todo de saquinho de dormir. Você tem um de pintinho e um de coracoezinhos, e fica um encanto dentro deles na hora de ir para a cama. Alem desses, vários casaquinhos, sapatinhos, pantufas… mamãe e a tia Lu continuam se divertindo muito em brincar de boneca com você.

É isso aí Gabizoca, só que o tempo de brincar de boneca da mamãe está acabando. Daqui a pouco mamãe volta a trabalhar e vai te ver só um pouquinho durante a semana – mas a gente vai continuar curtindo muito os fins de semana. É, porque a palavra do momento com você agora é curtir, minha bonequinha querida!

Obrigada por tanta alegria, meu amor! E continue feliz e se desenvolvendo linda assim!

Parabéns por mais um mês, da sua eterna fã número um,

Mamãe

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s