De volta a uma velha busca

Eu já falei um tanto sobre a minha busca pelas origens, aqui e em outros momentos. E, quase sempre, não sou eu quem corro atrás da genealogia – ela é quem vem a mim.

De tempos em tempos, depois de ter semeado aqui e ali o meu interesse pelo assunto, alguns contatos despertam, e novas informações aparecem. Como foi o caso destes últimos dias.

Primeiro foi o convite para o lançamento do livro “De que Família és tu, ó jovem”, de Maria Helena Gontijo, amiga de minha mãe, e parente nossa em algum grau pelo lado dos Gontijo, a quem eu tive o prazer de ajudar por intermédio de seu filho. Fiquei muito orgulhosa em saber que minha ajuda foi registrada nos agradecimentos do livro, que eu ainda não tive o prazer de ver, pois ainda não pude ir a BH.

Sábado, por acaso, abri um e-mail da lista de genealogia depois de meses, e fiquei MUITO feliz em ver uma relação de inventários da Comarca do Rio das Mortes, Itapecerica, onde encontrei o inventário de um de meus tataravôs que, desde que eu descobri sua existência me intriga, pelo sobrenome nunca antes escutado: Joaquim Antônio de Souza Redondo, cujo inventariante foi a tataravó Maria Joaquina de Castro, avós paternos de minha avó paterna. Mais um fio que promete desenrolar um tanto assim que eu conseguir por as mãos neste inventário, para o que eu pretendo contar com a ajuda de um primo distante que já se tornou parceiro de buscas genealógicas, o Jad. (Um parêntese: a busca genealógica permite a criação desses laços, muito interessantes!)

Por fim, o comentário simpático e encorajador do Getúlio, no post acima mencionado, feito também neste fim de semana.

E aqui está de volta de mangas arregaçadas a Chris genealogista!!

Um comentário sobre “De volta a uma velha busca

  1. É preciso mesmo arregaçar as mangas. Mas esse trabalho, como vê, não é tão duro assim. Talvez você se ocupe dele um bom tempo, mas vai perceber que não é a mesma. Estará bem melhor! Abraços.

Deixe um comentário

