Mãe de primeira viagem: palpites e dicas, amor e ódio

Desde que a Gabi nasceu, o que eu mais escuto são palpites e dicas. Aliás, antes de ela nascer, o que eu mais escutava era que eu iria escutar muitos palpites e dicas quando ela nascesse. Alguns absurdos,alguns lugar comum, outros inéditos… tem de todo tipo.

Tem os palpiteiros sem noção. Aqueles que acham que são os portadores oficiais das verdades divinas. Esses são irritantes. Só eles estão certos, só o que aconteceu com seus bebês é plausível, e você é idiota, ou pior, uma mãe relapsa se desconsiderar essas pérolas de sabedoria humildemente divididas com você por eses seres de conhecimento supremo.

Tem os palpiteiros médios. O grupo mais vasto, no qual eu acho que eu me encaixaria. Os que vão lá e falam: tenho uma dica, tá aqui – faça dela o que você bem entender. Ótimo, beleza, eu agradeço muito.

E tem os palpiteiros cerimoniosos. Em geral pessoas muito delicadas, muito gentis. Antes de proferirem qualquer comentário pedem mil perdões, deixam claro um sem número de vezes que o que vão dizer não é uma imposição. A gente até se constrange com tanto constrangimento da parte deles.

A esse grupo em particular, e a todos os que têm dicas e sugestões, em geral, eu tenho só uma coisa a dizer: toda dica e palpite é bem vinda. Todas elas me falam da vontade de ajudar dessas pessoas. Obviamente eu não vou e nem posso seguir todas. Algumas não se aplicam à minha Gabi. Outras vão contra alguma convicção minha. E, de qualquer forma, se eu fosse seguir todas eu precisaria de uma dúzia de Gabizinhas para fazer tantas simpatias, dar tantos remedinhos caseiros ou não, ou técnicas de banho, massagem, posições, etc. Por isso, por favor, continuem me dando dicas, e não fiquem bravos se algumas eu não puser em prática!!

Deixe um comentário

