À la russe

Há uns 3 meses, escrevi um post, provocada por um amigo, no bom sentido, que me perguntou o que eu achava e como servia à americana. Fui atender o amigo, pensei, lembrei da ceia de natal, e escrevi o tal post. Ao que um outro amigo, este um tanto mais sarcástico, decidiu que encontrara o caminho para me induzir a fazer o que ele quisesse: me provocar! E logo mandou um desafio supostamente inatingível: descrever um serviço “à russa”, com foto e tudo.

Minha primeira reação foi buscar o google. Mas, conversando com o outro amigo, o do serviço à americana, ele, que é uma pessoa divertidíssima veio logo com uma sugestão ainda melhor: “vamos inventar o serviço a moda russa!”. Gostei da idéia e pensei seriamente em executá-la, mas com as milhões de coisas na cabeça, acabei não fazendo nada.

Hoje, chegando do trabalho, fui comer alguma coisa, e peguei o primeiro livro não lido no meu quarto para me fazer companhia… e ainda no prólogo do livro, eu leio a seguinte frase:

“Da casa imperial russa, trouxe o serviço à la russe, a sucessão de pratos na ordem que conhecemos hoje: entrada, peixe, carne, sobremesa.”

O livro continua explicando, que, em 1829, o serviço à la française, consistia em expor quase toda a comida na mesa já no início da refeição, exceção feita à sopa e às entradas, que eram servidas quentes.

O livro em questão se chama “Carême, cozinheiro dos reis”, e é a biografia deste, que foi o primeiro chef da história a virar celebridade.

Caro amigo, fico te devendo somente a foto de uma dessas refeições!

3 comentários sobre “À la russe

  1. Bingo! Aguardo as fotos do serviço. Quem sabe realizar em casa e publicar as fotos, afinal são apenas algumas seqüências de pratos.

  2. Nossa que surpresa, você tem um blog. Estou surpreso (ou será que não seria óbvio?) também, uma pessoa inteligente, esposa do Gui (um dos melhores blog que eu acompanho) e principalmente de excelente espírito, só podia ter um blog e o melhor, um excelente blog.
    Conteúdo, curiosidade, leveza e inteligência. Isto é o que vejo no seu blog.
    Bem, tentei não me identificar, mas sei que ao ler, vai saber que é e me escrever uma mensagem, ligar e talvez um puxão de orelha…. mas fiquei muito contente, agora tenho + 1 lugar bom nessa net tão sem conteúdo.

    Espero que você durma bem, se recupero da insônia e principalmente, amanhã esteja 100% recuperada e mais ainda 100% e tranquila.
    Um grande abraço a você, ao Gui e um afago ao Paul.

Deixe um comentário

