Genealogia (Colaborativa) do Oeste de Minas, parte II

Continuando a falar sobre a ajuda no meio genealógico, esta semana eu resolvi voltar à minha busca. Digitei no google “oeste de minas” e achei referências a um livro do qual já havia ouvido falar. Em seguinda lancei no google o nome do autor, e cheguei a um e-mail, que eu não tinha certeza de se tratar da mesma pessoa.

Pois bem. Ainda assim, mandei um e-mail pare este endereço, me apresentando, e perguntando se se tratava da mesma pessoa. Recebi imediatamente uma resposta gentilíssima deste senhor que escreveu uma obra de 3700 páginas (!!!!!!) sobre a região (ainda que com foco em uma cidade vizinha às que eu procuro).

Questionei sobre o preço não somente do livro, mas também do frete, e mandei meu endereço, para cálculo do mesmo. Imediatamente o autor me responde que não me preocupasse com o frete, que seria por conta dele, e que ele estava imediatamente me enviando a obra, para que eu posteriormente depositasse o valor, em 3 parcelas.

Não só encantada pela delicadeza, mas também acreditando poder fazer um favor a outros amigos, comuniquei o meu achado em um grupo de discussão de genealogia mineira, me oferecendo para fazer o contato com quem tivesse interesse em falar com o autor. No mesmo dia, 4 pessoas se mostraram interessadas e eu estabeleci o contato, já aproveitando e pedindo permissão do mesmo para tornar público seu e-mail para os demais interessados. E assim acho que fiz minha parte em tentar retribuir a delicadeza com que ele me recebeu.

E assim foram todos os meus contatos com genealogistas. Sempre fui bem recebida, sempre recebi os livros a despeito da realização do pagamento. E sempre conheci pessoas muito atenciosas, incluindo os funcionários de cartórios (os das paróquias nem tanto!). E este, além do interesse inicial, é um dos motivos pelos quais eu sigo em minha busca, que na maior parte das vezes não é exatamente muito frutífera, mas sempre muito agradável!

2 comentários sobre “Genealogia (Colaborativa) do Oeste de Minas, parte II

  1. Ola…
    Me desculpa invadir o seu espaço, mais sem querer entrei em um site e percebi que vc tem interece na genealogia de divinopolis e região. Pois bem, eu tenho um interesse pessoal nessa cidade, quero muito encontrar a familia do meu pai, sei que ele sofre muito por não saber quem é de verdade. Gostaria que saibesse que isso não é uma busca de parentes perdios mais sem de um passado que nunca foi revelado, por isso a necessidade de encontrar algumas respostas.
    Se puder, me de uma dica por onde começar, ainda estou meia perdida com isso.

    Desde já obrigada pela atenção e boa sorte em sua busca.

Deixe um comentário

