Mas quem é esse tal de crumble? (para o Odilon)

Respondendo as perguntas feitas no post final da experiência Crumblica pelo amigo Odilon, eu resolvi escrever um novo post sobre o assunto, pois eu mesma acabei me interessando um tanto pelo assunto, até mesmo porque adorei o resultado, e fui pesquisar um pouco.

O Crumble, segundo a wikipedia em inglês, é um prato de origem britânica, composto de frutas cozidas, cobertas por uma massa crocante, ou com textura de farofa, a base de gordura (normalmente manteiga), farinha e açúcar.

Diferentes frutas podem ser usadas, sendo as mais comuns, maçãs, amoras, pêssegos, ruibarbo e ameixas. A origem do prato data da época da segunda guerra mundial, em função do racionamento dos ingredientes utilizados em grande volume para se fazer massa de tortas – e portanto se criou uma composição que demandasse menor volume de tais ingredientes. Pela simplicidade e pelo sabor, a sobremesa se tornou popular e perdurou mesmo após o fim da guerra.

Tanto antes como depois de fazer a minha experiência, eu pesquisei vários sites com receitas de crumbles, e recomendo o blog da Valentina, o Trem Bom. A Valentina é uma moça muito simpática que se auto intitula mineira de coração, mas que vive em terras britânicas, e que tem várias receitas de crumbles com outras frutas. como o amigo sugeriu, como Morangos, Maçãs, Bananas e Maracujás e Peras.

Uma ressalva, é que, apesar do açúcar que eu joguei fora junto com o suco do limão, eu suspeito que a receita seja de fato menos doce que uma torta tradicional, o que muito me agradou, pois prefiro doces pouco doces, mas que para o maridão soou como o único porém. Portanto, adapte ao gosto do freguês!

4 comentários sobre “Mas quem é esse tal de crumble? (para o Odilon)

  1. Chrises também é cultura, tá pensando o que?!
    Mas sabe, adoro isso, de saber como os pratos tiveram sua origem. E já percebeu que muitas receitas maravilhosas, como strogonoff, fondue, a brasileiríssima feijoada e agora o crumble foram inventados em momentos de dificuldade e feito com sobras ou o que se tinha? E até hoje a gente se delicia tanto com cada uma delas. Muito legal isso…
    Kisss pra ti^^

  2. Que bom que este docinho dos tempos difíceis pode ser feito com outras frutas. Gostaria de uma receita de crumble de jaca ou quem sabe caja-manga, tamarindo ou sapoti. Nos trópicos também padecemos de escassez.

Deixe um comentário

