Genealogia (Colaborativa) do Oeste de Minas, parte I

Como eu escrevi semana passada, quando eu republiquei meu post sobre genealogia, eu o fiz para, de tempos em tempos, retomar minhas buscas, que são difíceis, e andam de passinho em passinho. Mas, eu devo dizer que é um hobby fascinante, para quem gosta de pesquisa. Não traz nenhum benefício pecuniário (no meu caso pelo menos, em que não tenho nenhuma expectativa de descobrir heranças perdidas, ou um passado cheio de antepassados célebres), mas traz um benefício muito pessoal de descobrir um novo trechinho do meu passado, e um maior entendimento das minhas origens.

Um outro prazer decorrente é descobrir pessoas com afinidades intelectuais, e paixões parecidas. Há um tempos atrás, uma amiga mais idosa de minha mãe contou que vinha fazendo uma extensa busca há anos, viajando atrás de dados sobre a sua família. Como não é incomum na região, logo logo descobrimos pontos de intersecção, e eu me pus à disposição, através da minha mãe, de ajudar a busca.

Passado algum tempo, me telefona um senhor, e se identifica como filho da senhora em questão. Me relatou que o trabalho de sua mãe já se estendia por décadas, e que agora, diante de dois fatos – a perda crescente de memória, e a proximidade de seu aniversário de 80 anos, eles publicariam um livro com a história da família.

Conversamos bastante, e eu dei a ele pequenas dicas – um grupo de estudos, um software de simples manuseio, e a íntegra dos dados que eu até aqui havia coletado – com uma parte que era do interesse deles. Me pus à disposição e não voltamos a nos falar.

Recentemente, soube por mamãe, que o livro está por ser lançado em um futuro próximo, e que toda a família está muito grata pela minha enorme (??) contribuição, e que, quando forem marcar o lançamento, gostariam de saber se eu me dispunha a comparecer, para o que eles determinariam a data em função da minha disponibilidade!!!!

(desnecessário dizer que eu estarei lá, não?)

Um comentário sobre “Genealogia (Colaborativa) do Oeste de Minas, parte I

Deixe um comentário

