Limão Capeta, parte II

Sim, é ele mesmo!!! Eu nunca vi em SP, mas o limão capeta, ou laranja capeta é uma fruta intermediária entre os dois, na minha nada científica descrição. Tem o azedinho de um com o perfume de outro e é uma delícia para temperar saladas, fazer sucos, e outras delícias – dá que nem mato na região de Divinópolis, terra de mamãe e papai, e tem essa aparência externa peculiar, que parece de mofo.

Pedi à mamãe e ela trouxe um saco para mim, para matar a saudade e guardar as sementes para plantar no lote da minha futura casinha!

Pouco achei pesquisando na web ontem sobre o dito cujo, mas aprendi alguns desses nomes que vocês mencionaram. Segue a melhor descrição que achei:

Limão Cravo: trata-se de uma variedade bem rústica, motivo pelo qual é conhecido por vários nomes regionais: limão rosa, limão capeta, limão vinagre, entre outros. Disseminado pelos passarinhos é comum de ser encontrado no campo e quintais do interior brasileiro, porém difícil de ser encontrado nas grandes cidades. Parecido com uma tangerina, por ter a casca levemente solta da polpa, além de casca e polpa na cor laranja-avermelhado.

Tem sabor e aroma bem característicos, abundante em sementes e suco ácido, por ser a variedade com menor teor de frutose.”

Anúncios

Um comentário sobre “Limão Capeta, parte II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s