Até eu tenho inveja da Martha Stewart!!!!!!!!

Gente, hoje navegando pela web, sem rumo, eu encontrei um texto antigo da Nina Horta, no Basílico, que eu reproduzo abaixo. Leiam e me digam se não é para ter inveja mesmo!!!

Por Nina Horta

 
 
A banqueteira e escritora
norte-americana é a segunda
mulher “self-made” mais rica
dos EUA. Que inveja!

Morro de inveja da Martha Stewart. Abriu um buffet no mesmo ano que eu, escreveu um livro uns 5 anos antes que o meu, e veja, ilustre passageiro, o belo tipo faceiro que a meu lado… tornou-se a segunda mulher “self made” mais rica dos Estados Unidos.

Todo mundo sabe quem é Martha Stewart. No começo da carreira, em 1973, era só uma banqueteira que cozinhava em casa, loura, bonita e magra, uma pessoa ligada à comida, casada com um advogado e formada em História da Arquitetura. A fama veio com o livro “Entertaining”, que vendeu 50 mil exemplares nas 2 primeiras fornadas. Imediatamente foi adorada e execrada.

Continuou como se não estivesse acontecendo nada. Começou uma revista patrocinada pela Time Warner, mas só pensava na companhia de seus sonhos que uniria todas as mídias. A Time Warner não topou e vendeu-lhe os direitos da própria revista. Daí para sua “Omnimedia” foi um pulo —- um conglomerado de rádio, TV, TV a cabo, Internet, consultorias.

Show dos milhões
Estruturou todo o seu trabalho em torno da vida de dona de casa, de seus interesses e gostos. Trabalhou para ser sua própria marca, com os planetas gravitando à volta. Duas revistas com 10 milhões de leitores, programas de TV com 16 milhões de espectadores diários, 2 colunas sindicalizadas em 230 jornais e um programa de rádio em 227 estações.
O site tem 1,7 milhões de pessoas inscritas e recebe 1 milhão de visitas por mês. Sem esquecer do Martha by Mail, com um catálogo de 3 mil items.

Na revista “Vanity Fair” de setembro, Martha foi acompanhada por um repórter num dia normal de sua vida. Vida que é uma com os negócios. Quando levanta de manhã e escova os dentes já tem alguém filmando sua escova preferida. Tudo que faz em casa é transformado em valor para a companhia. Se tem um problema com a cerca do jardim, o problema e sua solução passam para os leitores e telespectadores. Tudo que é de Martha é de todos.

Casa da artista
O jornalista começou pela casa, em Turkey Hill, cenário de seus 34 livros. Hora de levantar, 4h30 da manhã. Os jasmins famosos tudo perfumam, os canários cantam estridentes. Ela responde seus e-mails e sai para andar com o personal trainer. Na volta, deslumbra-se com uma pata selvagem e 13 patinhos na piscina. Vai providenciar comida e uma rampa para eles caírem na água com mais facilidade. E um fotógrafo, clique, clique… Um florista arruma os vasos da casa e das revistas, uma tropa de jardineiros poda e planta, empregadas brasileiras tratam dos cachorros e dos gatos. Clique, clique…

Um cabelereiro e um maquiador andam por perto. Inventa de fazer um licor com uma frutinha que viu no caminho, improvisa, clique, clique, dá palpites sobre um abajur e uma cortina que estão sendo feitas. Muda de roupa. Começa a gravar o programa de culinária e as chamadas.

À noite sai para jantar no Jojo e estará de volta tarde, para começar o dia no escritório novo, sua catedral, como apelidou o belíssimo estúdio.

Martha Stewart não cabe inteira em lugar nenhum. Chega. E não se fala mais mal dela. Depois do primeiro bilhão de dólares calarem as más línguas, virou cult. Pinta e borda, à vontade, já está acima do bem e do mal.

Para devorar Martha Stewart

Livros

Site
zzzzwww.marthastewart.com

Nina Horta é cronista gastronômica do jornal “Folha de S. Paulo”, autora do livro “Não é Sopa” e sócia-proprietária do bufê Ginger.

Anúncios

4 comentários sobre “Até eu tenho inveja da Martha Stewart!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s