Receber, anfitrionar: as origens

Receber visitas em casa é um costume antigo, objeto de códigos de ética, como no caso da cavalaria, por exemplo, quando todo cavaleiro era obrigado a receber em sua casa outros cavaleiros, que ali deveriam ser tratados com as mesmas regalias do anfitrião.

O termo anfitrião não é dos mais felizes, em sua origem. Anfitrião era um cidadão grego, casado com a mãe de Hércules. Enquanto Anfitrião estava na guerra de Tebas, Zeus tomou a sua forma para deitar-se com Alcmena. Uma grande confusão foi criada, pois Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa. No fim, tudo foi esclarecido por Zeus, e Anfitrião ficou contente por ser marido de uma escolhida do deus, e daquela noite nasceu Hércules. A partir daí, o termo anfitrião passou a ter o sentido de “aquele que recebe em casa“. (wikipedia, ela de novo).

Outras referências mais nobres ao ato de receber aparecem na história antiga, como no antigo testamento, que traz várias referências à obrigação moral existente de dar abrigo aos estrangeiros, e lhes oferecer todas as regalias.

No mundo contemporâneo, ou antes, a partir da Renascença, a noção de hospitalidade tomou dois rumos bem diversos e claros: a hospitalidade como dever moral, que caminhou para a noção de anfitrionar, de hospedar voluntariamente, e a hospitalidade como obrigação oficial, que dá fundamento ao mercado de “hospitality”, ou tudo o que diz respeito ao ato de receber como negócio: restaurantes, hotéis, etc.

Anúncios

2 comentários sobre “Receber, anfitrionar: as origens

  1. Eu adoro receber amigos Chris, e sempre procuro variar no cardápio mas antes tento descobrir se algum convidado tem alguma alergia, já tive casos de estar preparando camarão e de última hora ligar para saber e confirmar que meu amigo tinha alergia! Mas no final deu tudo certo, consegui fazer uma variação do prato. Enfim, meu estilo é bem simples, mas acho que a alegria de receber dá o tom ao evento. Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s