O dia oficial do bacalhau

Sexta-feira santa é dia de bacalhau, certo? Para todo lado que eu viro, blogs, jornais, revistas, tv, tem uma receita diferente de bacalhau. Virou uma coisa assim semi oficial, como o peru de natal.

Para os que são mais católicos, pelo menos de formação, a sexta-feira santa é uma data religiosa em que aIgreja prega a abstinência de carnes como uma forma de jejum, em respeito ao sofrimento carnal de Jesus Cristo na Via Sacra. Antigamente não se comia carne em todo o período da quaresma, e muita gente ainda não come em todas as sextas-feiras da quaresma. Outras se abstêm de comer/ beber algo que lhes seja caro neste período.

A grande maioria de nós mal se lembra da motivação, e só se lembra que hoje é dia de comer bacalhau – ou peixes, de um modo geral.  Por que? Sabe-se lá por que!!!!

Durante esta semana eu comentava com uma amiga que eu não me sinto compelida a manter a tradição de não comer carne nesta data. A amiga não disse nada, mas ficou ligeiramente escandalizada, eu pude perceber. Mas, não o faço por um motivo muito simples: isto não é nenhum sacrifício para mim, e, portanto, não tem o menor sentido. Comer peixe, bacalhau ou frutos do mar obrigatoriamente em uma data especifica não é nenhum esforço para mim, muito pelo contrário, é um prazer.

Isto não é um discurso moralista. É só um lamento pela perda da essência e da simbologia dos gestos. O ritmo da vida que levamos torna as coisas um tanto superficiais, e assim esvaziadas. Portanto, comendo ou não a carne ou o bacalhau, gostando ou não, eu tenho uma certa nostalgia de um tempo em que as celebrações eram mais carregadas de sentido…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s