O dia oficial do bacalhau

Sexta-feira santa é dia de bacalhau, certo? Para todo lado que eu viro, blogs, jornais, revistas, tv, tem uma receita diferente de bacalhau. Virou uma coisa assim semi oficial, como o peru de natal.

Para os que são mais católicos, pelo menos de formação, a sexta-feira santa é uma data religiosa em que aIgreja prega a abstinência de carnes como uma forma de jejum, em respeito ao sofrimento carnal de Jesus Cristo na Via Sacra. Antigamente não se comia carne em todo o período da quaresma, e muita gente ainda não come em todas as sextas-feiras da quaresma. Outras se abstêm de comer/ beber algo que lhes seja caro neste período.

A grande maioria de nós mal se lembra da motivação, e só se lembra que hoje é dia de comer bacalhau – ou peixes, de um modo geral.  Por que? Sabe-se lá por que!!!!

Durante esta semana eu comentava com uma amiga que eu não me sinto compelida a manter a tradição de não comer carne nesta data. A amiga não disse nada, mas ficou ligeiramente escandalizada, eu pude perceber. Mas, não o faço por um motivo muito simples: isto não é nenhum sacrifício para mim, e, portanto, não tem o menor sentido. Comer peixe, bacalhau ou frutos do mar obrigatoriamente em uma data especifica não é nenhum esforço para mim, muito pelo contrário, é um prazer.

Isto não é um discurso moralista. É só um lamento pela perda da essência e da simbologia dos gestos. O ritmo da vida que levamos torna as coisas um tanto superficiais, e assim esvaziadas. Portanto, comendo ou não a carne ou o bacalhau, gostando ou não, eu tenho uma certa nostalgia de um tempo em que as celebrações eram mais carregadas de sentido…

Deixe um comentário

