Recebendo amigos – à americana

Hoje fui “provocada” por um amigo a falar sobre receber à americana. Eu gosto mais de grupos pequenos, acho mais aconchegante, mas sirvo à americana sempre que a família do meu sogro, pois sempre vêm de multidão! E assim foram nos meus já famosos ceia e almoço de natal.

O serviço à americana, ou buffet, pede comidas fáceis de servir, e, de preferência, de preparar, já que pressupõe um grupo grande. Nada de carnes difíceis de partir, ou de molhos muito líquidos, que correm o sério risco de ir parar nos seus sofás. Vou pedir ajuda às amigas gourmets para sugerir pratos, mas, do ponto de vista da praticidade e da arrumação, que são a minha praia, vão as dicas:

– arranje um centro de mesa bonito, já que as comidas, pratos e acessórios vão ficar dispostos mais perto das bordas, para que as pessoas tenham fácil acesso. Podem ser flores, frutas, ou decorações temáticas, como uma cesta de ovinhos, para a Páscoa que está chegando, por exemplo!

– você não precisa ter pratos de um mesmo jogo em quantidade o suficiente para receber muitas pessoas, mas tente misturar os jogos em proporções iguais. Assim, em vez de usar 8 pratos de flrozinhas e 2 lisos, coloque 5 e 5, e a impressão de improviso acaba. O mesmo vale para copos, talheres, etc.

– disponha os itens sobre a mesa na ordem que as pessoas vão precisar deles, portanto, primeiro os pratos, talheres e guardanapos, e, na sequência, os pratos, de uma forma que faça sentido.

– se insistir em servir carnes e aves assadas, desosse, fatie, facilite. Não faça o seu jantar/ almoço ficar parecendo uma fila de restaurante a kilo!

– os copos e bebidas idealmente devem ficar em outra mesa, ou, se não houver outra mesa, em um canto à parte.

– tire as cadeiras de volta da mesa, por dois motivos – para facilitar o acesso à comida, e para aumentar o número de assentos.

– como estamos falando de um número grande de pessoas, tente deixar um recipiente com gelo para manter as bebidas geladas – se tiver uma champagneira ou cooler, ótimo. Se não, improvise! Uma fruteira grande, um balde de metal, um vaso… Mas, se não encontrar nada, ponha as bebidas para gelar no tanque da área de serviços cheio de gelo ou na geladeira, se couber,e  providencie gelo num balde térmico para suas visitas se servirem.

Esta é a mesa do meu almoço de natal – diferente do que eu acabei de falar, eu tive que por os pratos e talheres em uma mesa à parte, pois tinha muita variedade de comida. Mas natal é natal, né!

almoco-de-natal.jpg

4 comentários sobre “Recebendo amigos – à americana

  1. Acho que tu cometeste um pequeno deslize ao confessar que foi “provocada” para escrever sobre algo. Encontrei o caminho das pedras. Duvido que tu saibas descrever um serviço “à russa”? E ainda postar fotos sobre um evento pessoal com esta apresentação.

Deixe um comentário

