Recebendo amigos – meus livros preferidos

Bem lá atrás eu disse que adoro comprar livros de culinária e sobre como receber amigos – mas que na maior parte das vezes eu os acho muito sofisticados, e fico só namorando as fotos e não uso quase nada.

Como eu já vi que, diferente de mim, tem um pessoal bem prendado que passeia por aqui e que compartilha da minha paixão por livros, eu resolvi criar um tópico novo para o blog: Biblioteca.

Inicialmente, pretendo falar mais dos livros sobre estes temas, mas como a minha maior paixão é ler, e eu leio quase tudo o que me caia nas mãos, de repente, quem sabe?

Diferente do que quem me lê com frequência poderia esperar, o meu livro número 1 não é da Martha. É de um decorador estrelinha americano, que tem vários livros sobre decoração, programas de rádio e TV… vocês conhecem o tipo né? Mas que escreveu este livro sobre receber amigos, que me atraiu pelo título: The Hassle Free Host (aqui o link na Amazon), ou, em uma tradução beeem livre, O Anfitrião Desencanado.

O resultado final é muito mais elaborado do que eu consideraria útil para mim, e a realidade americana é um taaaaanto diferente da nossa, em termos de facilidade e diversidade de itens para artesanato e quetais, mas a proposta é muito legal. Ele mostra como montar mesas deslumbrantes utilizando objetos simples, e, em alguns casos, com um pouquinho de trabalho artesanal.

Em ema das minhas montagens prediletas, ele coloca uma série de panelas de alturas diversas de cabeça para baixo em cima da mesa, cobre com um tecido exótico de bastante impacto, enche de velas e outros enfeites em volta, e dispõe os pratos do jantar em cima das panelas, cada um em uma altura – o resultado é bárbaro.

Porque ele é o meu favorito? Porque, apesar do resultado ser muito mais elaborado do que eu costumo fazer, ele compartilha da minha visão – agrade primeiro aos olhos, e você agradará seu convidado – e isto requer mais criatividade e vontade do que acessórios super elaborados!

Ao fim ele dá também algumas dicas de receitas super simples, mas este não e o ponto forte do livro.

Segue um trechinho da introdução do livro (em inglês), que diz tudo:

“Setting a great table should be a labor of love. While at a glance the following tablescapes appear spectacular, look closer. What you’ll see are lots of ordinary household items put to extraordinary use. You’ll see that the tablescapes in progress may look sketchy at best, but that once the food, flowers, and candles are added, everything looks fantastic.” 

3 comentários sobre “Recebendo amigos – meus livros preferidos

  1. Oi Chris… sorry, estive fora muito tempo e só agora fiquei sabendo de sua mãe… espero que ela já esteja melhor e possa passar uma Páscoa bem animada com vocês. Eu assisstia ao programa dele nos Est. Unidos direto, heeheh, muitos anos atrás, acho que foi ele que me deixou com gosto por decoração. Parabéns pela nova seção. Bjs!

  2. Cris, querida, obrigada pela atenção – ela já está melhor sim. Eu nunca vi o programa do C. Lowell, mas amo este livro – conte mais pra gente dos programas!!!

    Lailinha, você precisa ver o livro!! Se quiser, me avise quando vir a Sampa e a gente marca um chá com dicas de livros!

Deixe um comentário

