Arrumando a mesa – etiqueta. Etiqueta, que etiqueta???

Gente, eu tenho acompanhado os termos de busca no blog, e me surpreende muito que os termos mais procurados são “como arrumar a mesa”, e milhares de variações sobre os guardanapos, como usá-los, etc.

Todo mundo que passeia por aqui está cansado de saber que eu ADORO arrumar a mesa, escolher os pratos e todas as frescurinhas subjacentes e tal. Mas, quem começou a acompanhar o primeiríssimo post, aquele que deu origem a este tema que tomou conta do meu blog, sabe que eu sou contra qualquer regra, imposição ou cobrança que transforme o ato de receber amigos em casa em um sofrimento que demande recorrências a manuais de etiqueta, ou mesmo ao google.

Portanto, eu resolvi escrever o manual de etiquetas à moda da Chris:

1 – Se você não estiver confortável, seja por preguiça de preparar, ou de arrumar a casa depois, ou por se sentir intimidado, não receba – convide as pessoas em questão para descobrirem algum restaurante bacana.

2 – Se nenhum dos critérios excludentes acima mencionados se aplica, decida se você está a fim de cozinhar ou não. Se não, peça uma pizza, ou sirva aperitivos, ou compre uma massa congelada, ou qualquer coisa do gênero. Se o principal motivo de seus amigos estarem indo na sua casa for a comida, troque de amigos.

3 – Tendo resolvido receber amigos à mesa, use do que você tem e gosta de usar para fazer seus convidados se sentirem bem recebidos. Se tem taças apropriadas para cada bebida, ótimo. Se não, use o que você tiver. Se tiver tempo, compre umas florezinhas, faça um arranjo de mesa, dobre um guardanapo de um jeito bacana…

4 – Se nada disso foi possível, certifique-se de que tudo esteja limpo e inteiro, e seja uma companhia agradável – sua noite vai ser um sucesso da mesma forma.

Tendo dito tudo isso, vamos aos básicos da disposição da mesa:

Foto do site da Tok Stok

A – Facas à direita, com o corte para dentro do prato, e garfos à esquerda;

B – Se for usar mais de um talher, o que é pouco provável se esses detalhes não te são familiares, sempre os disponha de fora para dentro, na ordem de uso: os primeiros a serem usados mais para fora, o último prato, mais para dentro.

C – Copos: o de água mais perto do prato, e depois a taça de vinho, na diagonal direita do prato.

D – Dispense todo o resto sobre taças para vinho branco E tinho ao mesmo tempo, pratinhos para pão, etc, pelo mesmo motivo que eu falei dos diferentes talheres. Se você não está confortável com o básico, não invente muita confusão!

E – Talheres de sobremesa acima do prato – garfo, faca e colher, do prato para o centro da mesa (mas, quem se importa com essa ordem????)

F – O guardanapo fica ou dentro do prato, ou à esquerda, depois dos garfos.

Agora, se você quiser fazer tudo ao contrário, e daí? Se o papo for agradável, a companhia for boa, quem vai querer saber aonde estava o guardanapo????

(foto do site da Tok&Stok)

Anúncios

15 comentários sobre “Arrumando a mesa – etiqueta. Etiqueta, que etiqueta???

  1. prefiro uma boa companhia com uma comida saudável e bem cozinhada e não compliquem com excesso de loiças em cima da mesa… pensem que alguém vai ter que arrumar aquela tralha toda!!
    bjs melisa

  2. olá…. gostaria de receber dicas de como arrumar a mesa… meu namora é um chef … por tanto ele cozinha e eu… bem … fico com a mesa!

  3. olá…. gostaria de receber dicas de como arrumar a mesa… meu namorado é um chef … por tanto ele cozinha e eu… bem … fico com a mesa!

  4. receber amigos é sempre um prazer e é bom recebe-los num ambiente agradável e descontraído embora com um toque de sofisticação. Adorei as dicas da Chris!
    bjs
    Raquel

  5. mais como podemos arrumar uma mesa bem fina,para o dia em um restaurante sua especialidade é bem provavel, mais falta algo no q voces propõem para minhas pesquisas vc’s naum tem algo mais ovio para q eu possa arrumar as mesas de meu restaurante como mais requint

  6. EU QUERIA SABER TAMBÉM COMO ARRUMAR UMA MESA PARA UM CASAL.UM JANTAR A DOIS.PRA MIM E PRO MEU NAMORADO.UM JANTAR ROMANTICO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s