Dica de Genealogia

De tempos em tempos eu me reanimo a buscar alguma ajuda na web para reconstituir minha árvore. Esta semana, resolvi postar mais uma vez um pedido de ajuda na web, mais especificamente no grupo Gen-Minas, de genealogia mineira, para ver se tinha algum novo pesquisador ou alguém com alguma nova informação sobre o Oeste de Minas, que é de onde vem a minha família mais recente.

Tive, no dia seguinte, a excelente surpresa de receber um e-mail de um colega de grupo (de quem eu não vou mencionar o nome para preservar sua privacidade), me dando uma dica muito bacana para quem pesquisa a região.

Os arquivos históricos da antiga comarca do Rio das Mortes , cuja sede administrativa era a vila de São João del-Rei estão sendo digitalizados. Já estão disponíveis os arquivos do Museu Regional de São João D´el Rey e, o que mais me interessou, o catálogo do acervo do forum de Oliveira. Estão disponíveis os dados sobre testamentos, inventários, processos cíveis e criminais para busca.

Nos processos cíveis eu localizei um registro que pode ser um processo de pedido de tutela da parte do meu bisavô paterno – após checar os nomes com minhas tias, o que mamãe deverá fazer por mim, eu vou pedir a cópia do processo para tentar mais esse caminho de busca.

Para quem se interessar, os arquivos estão disponíveis, inclusive para download neste endereço!

Boa sorte e boas pesquisas!

4 comentários sobre “Dica de Genealogia

  1. é uma delícia acompanhar estas ‘árvores’… minha, materna, já está no início do século 19, paterna, meados do 18…
    às vezes, as informações são engraçadas, como um ancestral chamado sr.Joaquim que casou-se com a sra.Joaquina…
    Beijinhos,

  2. laurinha, vc se interessa pela genealogia? Que bacana!
    E vc Laila, se quiser, eu posso te dar algumas dicas de onde buscar, se você me der alguns detalhezinhos sobre seus antepassados recentes!

    Legal saber que vocês se interessam por mais esse hobby meu!

Deixe um comentário

