Um pouco mais sobre digital scrapbooking

Como não poderia deixar de atender um pedido da minha amiga Laila, vamos a uma tentativa de explicar um pouco o que é e como funciona Digital Scrapbooking.

O Scrapbook, já bastante conhecido, é um tipo de artesanato em que se monta álbuns de fotos customizados com uma série de adereços. Além dos enfeites, o que mais me encanta no scrap, é que ele costuma trazer um pouco da emoção e da história da foto, sobretudo quando a scrapper coloca um textinho explicativo, ou journaling, no dialeto de scrap, que é obviamente todo em inglês.

O  scrap digital é uma adaptação  ao scrap tradicional, em se usa um software de edição de imagens e elementos virtuais para compor  imagens semelhantes a do scrap. Os tais elementos simulam objetos usados em scrap, como  linha de costura, botões, papéis, fitinhas e outros adereços.

Vários desses elementos e uma ou mais foto são arranjados em um arquivo de imagem único, com a ajuda de um software, e geram uma imagem final, composta de todos esses elementos. Essa imagem, normalmente salva em formato jpeg pode ser impressa em impressoras caseiras, ou levada a uma loja de revelação de fotos digitais e impressa em papel fotográfico. Ou ainda,  nem precisam ser impressas – podem compor um áblum virtual, serem mandadas por email, ou postadas nas galerias de scrap das várias comunidades de scrap digital que povoam a web.

Os tais elementos podem ser criados pela própria pessoa, comprados em kits, que são vendidos em lojas virtuais. Existem também, para quem tem paciência, tempo e uma boa conexão, vários artistas que distribuem “freebies” – amostras gratuitas destes elementos – vários desses freebies vêem em kits bem completinhos até.

Sobre os softwares, tem para todo gosto. Eu uso um que se chama fotofusion, disponível em www.lumapix.com . Ele é bem simples e amigável para quem não entende nada de tratamento de imagens. Depois de um tempo e experiência, eu aprendi a usar eventualmente o Adobe Photoshop, um dos mais completos e complexos, mas que tem também sua versão menos complexa que é o Photshop Elements (mas que ainda é milhões de vezes mais complexo que o fotofusion).

E aí Laila? Ajudei? Se tiver mais perguntas, ou quiser dicas de sites, é só falar! Segue mais um exemplo dos meus antigos trabalhos:

cozumel1_edited-1.jpg

5 comentários sobre “Um pouco mais sobre digital scrapbooking

  1. Amiga Chrises, ainda bem que você postou sobre o que é e como faz o tal de scrap digital. Não tinha a mínima idéia. Não que eu pense em aprender pois não é meu feitio ficar colando lacinhos, botões e sei lá o que mais numa foto. Mas fica bem bonito.
    Como lembrança é muito interessante.

    Agora uma questão prática, se algum dia eu necessitar de alguma coisa assim poderia solicitar à amiga? Você scapbookiaria fotos para mim?

  2. e como ajudou!
    os scraps manuais eu conhecia mas acho caro d+ as coisinhas sem falar no tempo excasos pra colar lacinhos mas esse dgital tenho ceretza q me adaptarei! mto ams pratico! eu imagino…olha vou mexer e se tiver mais duvidas recorro, ok?

    mtoobrigada querida!bjos

  3. Instalei o programa FOTO FUSIONV4, mas quando tento executar aparece a seguinte mensagem: CANNOT FIND ” GDIPLUS.DILL”. PLEASE, RE-INSTALL THIS APLLICATION.
    O que devo fazer para conseguir executa-lo.
    Adorei os efetios que é possivel fazer
    bjin

  4. OI Priscila

    Infelizmente não sei te ajudar – eu não tive problemas ao instalar
    O software é realmente muito prático!

    beijos!

Deixe um comentário

