Aprendendo boas maneiras

Não, eu não me considero uma pessoa indelicada. Sou às vezes bastante direta, mas recebi uma boa educação de mamãe e papai, e posso dizer que em geral sei me comportar muito bem, e acho essas regras de etiqueta muito rígidas meio absurdas.

O que eu preciso aprender, pois desconheço completamente e não tinha nenhuma necessidade de conhecer até aqui são as etiquetas da blogosfera. Exemplos:

1 – se alguém faz um comentário no meu blog, eu devo responder no meu ou no dela? Porque no meu corre o risco da pessoa não ver, e no da pessoa, corre o risco de ficar totalmente dissociado do assunto do post em questão.

2 – quando eu fiz os cinnamon rolls, por exemplo, e queria contar pra Laila e Agdá, minhas inspiradoras, eu devo comentar no post da receita em questão, ou no último post?

3 – quando eu desejar colocar um link no meu blog para outros, eu devo pedir permissão ao dono, ou não é necessário?

Peço ajuda aos blogueiros mais experientes para me dar dicas sobre estas e outras questões da etiqueta dos blogs!

7 comentários sobre “Aprendendo boas maneiras

  1. Chris sua espontaniedade é bárbara! vc é otima!!!
    olha te conto minhas atitudes, não q sejam certas, mas me guio pela educação de mamãe…vamos por partes:
    1-eu respondo no meu. se a pessoa tem interesse na resposta vem olhar novamente, outra opção, qdo ela tiver email visivel, responda por ele!

    2-qdo faço a receita de alguem, mando um email contando meu parecer, agradecendo e tudo mais, ai vou até o post da receita e deixo um comentário lá, pq imagino eu q quem quiser afzer vai olhar os comentarios do povo, então se vc disser q fez, incentiva o outro.

    3-olha eu aviso a pessoa tipo, olha fulana achei seu blog bacana vou colocarum link, ok/ qlq problema me avise. bjos.

    Essas são minhas ações…ai será q estou cometendo gafes?
    bjos

  2. Uai, quem sabe? De repente a gente coleta as dicas e opiniões e escreve um manual de boas maneiras na blogosfera! Beijos!!!

  3. Bem, eu concordo plenamente com as sugestões da Laila! São as que me parecem mais sensatas tb 🙂

    Só quanto a responder por email é que eu fazia no começo do meu blog, mas depois dei preferência a sempre responder pelo próprio blog, a não ser em casos específicos, para favorecer o fluxo no próprio blog, e compartilhar a discussão com todos!

  4. Oi Chris!
    Concordo tb com a Laila e o Gui.

    Porém, link para o blog/site dos outros eu acho que nem precisa avisar, porque o que os blogueiros mais querem é possibilidade de ter mais acessos e nada melhor que blogroll.

    bjs

  5. Oi, Chris!

    Eu respondo os comentários no meu próprio blog, pois percebi, quando era apenas uma leitora, que isso era comum nos blogs que eu admirava. Adoro responder os comentários e também quando respondem os meus (volto sempre pra ler).
    Já aconteceu de eu responder o comentário de alguém e a pessoa voltar e responder de novo – daí a gente percebe que os leitores voltam mesmo pra ver.

    Ao publicar receitas alheias, depende do caso: se for alguém com quem tenho mais contato, alguém que conheço melhor, não peço antes pois sei que apessoa não vai se importar – pelo contrário, vai é gostar!
    Se não tenho muita “intimidade” com o blogueiro, peço antes por email – sempre fui super bem recebida, nunca tive problemas com isso, ainda bem (mas sei de gente que já teve).

    Espero que isso te ajude.

    xoxo

  6. Legal sua dúvidas,concordo que o blog é para fazer mais amigos,veja nosso caso ,meu pessoal já te conhece sem nunca ter te visto,concordo com todos,quanto as perguntas ou comentários respondo no meu blog,quanto as receitas normalmente são amigas que passam ou que já comi na casa delas,poe isto não dá problemas beijos.

Deixe um comentário

