Novas amigas e um desafio

Gente, quanta gente nova por aqui, que legal! Dani, Cris e Marizé, bem vindas e obrigada pelos comentários encorajadores. Laila, menina, você tem noção de como seu blog é popular? Eu recebi um volume absurdo de visitas vindas do seu blog hoje! Tudo isso é novidade para mim, como eu já disse ontem.

Se eu imaginasse ontem que eu teria tantas visitas novas hoje, eu teria aproveitado desde então a deixa para tornar público o meu desafio, que eu comentei por aí. Como eu disse recentemente, eu estou longe de ser uma cozinheira ativa. E assim sendo, considero um surto de loucura o desafio que eu estou me propondo a encarar: realizar aqui em casa tanto a ceia quanto o almoço de natal deste ano – para alguém que nunca realizou nenhum espécie de evento natalino, e nem nunca assou uma ave de qualquer espécie, isso me parece um tanto insano. Somado isso ao fato de só ter um forno, uma geladeira, e um freezer, eu realmente não faço a menor idéia de como conduzir isso e muito menos de onde eu estava com a cabeça quando decidi convidar toda essa gente.

Assim, eu gostaria de pedir aos amigos, tanto os antigos freqüentadores, dentre os quais temos chefs mais ou menos exóticos, como aos novos, que eu assumi que são amantes da culinária, sugestões para menus para os meus dois eventos. Não pretendo fazer nada de sofisticado, até mesmo porque seria colocar a minha saúde emocional e a amizade com os convidados em risco. Pretendo fazer algo parecido comigo mesma: receitas espertas, práticas, mas com alguns toques charmosos para receber e mostrar a todos que, apesar do despreparo e do desespero, estou muito feliz de receber todos aqui.

E aí? Quem se aventura?

(Aproveito para pedir aos novos visitantes para multiplicar por aí afora, no mundo dos blogs culinários, o meu pedido de ajuda! Aproveito também para agradecer antecipadamente toda e qualquer ajuda.)

9 comentários sobre “Novas amigas e um desafio

  1. Chris, quantas pessoas serão?
    Você pode pensar em algo que já pode deixar pronto para a sobremesa – daí é só tirar da geladeira pra servir. Um pavê funciona bem pois além de gostoso também serve várias pessoas. Vou postar uma receitinha ótima de sobremesa pra ser feita de antemão semana que vem – adianto que é de chocolate. 🙂
    Também pode cortar uns quadradinhos de pão de forma, sem a casca, pincelar com azeite e tostar no forno, deixando-os prontos (guardados numa lata ficam crocantes); um pouco antes da hora de servir, é só colocar algo por cima, como um patê ou pasta gostosos, que também já estarão prontos na geladeira (servi para uns amigos uns canapezinhos assim com uma lasca de grana padano e um pouquinho de pesto em cima – ficaram ótimos!). O povo vai beliscando enquanto a ceia não sai.
    O peru (ou o chester) já vem praticamente pronto – é só retirar o saco de miúdos de dentro e enfiar uma ou duas cebolas inteiras no bicho – assim não precisa se preocupar com farofa ou qualquer outro recheio. Já usei maçãs e também funcionam – o formato tanto delas quanto das cebolas deixam o bichinho firme, com o peito estufado. Enquanto ele fica no forno você pode ir fazendo mil outras coisas – é só não esquecer de passá-lo do freezer para a geladeira no tempo certo (na embalagem vc encontra tudinho, inclusive tempo aproximado de forno, dependendo do peso da ave).
    Eu pincelo com um pouco de azeite e polvilho um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora por cima antes de assar, mas não é mandatório.

    Vou pensar em mais algumas idéias e lhe conto.

    Boa sorte, beijos!

  2. Chris,

    Um outro prato muito apreciado e superrrrr prático é o Tender, ele vem praticamente pronto, a única coisa que dá trabalho é fazer os cortes em diagonal e colocar os cravos nos entremeios para ficar bonito como os de propaganda, passe manteiga por todo o tender e rege com calda de vinho e mel, forno no tempo indicado na embalagem e pronto. Depois recolha o caldo que sobrou da assadeira, tempere a gosto e engrosse com amido de milho, vira um ótimo molho para servir junto.
    Para petiscos, na maioria das festas em casa é lei obrigatória ter mix de castanhas, no http://www.temperarte.blogger.com.br/ a Duly acabou de postar uma receita de castanhas glaçadas apimentadas que achei muito boa e com cara de Natal, dá pra fazer de véspera!!! Nesse blog tem bastante dicas legais, vale conferir!!!
    Espero ter ajudado!!!
    Abraços,
    Paula Amanda

  3. fico feliz de ter te apresentado, mas não acredito q seja tão visitada assim…e eu confesso q fiquei tristinha pq no seu post ninguem comentou(eu pensei ai disse q ia apresentar e de nada serviu), mas fico feliz q as meninas vieram te conhecer…eu vim aqui deixar o endereço da duly, q esta com dicas otimas de natal, mas a paula já o fez…então aproveite a dica dela!bjos

  4. Imagina, só hoje foram quase 70 visitas a partir do teu blog – para a minha média isso é fantástico, não sei para vocês, blogueiras famosas e antigas! 🙂

  5. ahahha antiga e famosa? tá falando da pessoa errada eu nao cumpri nem um ano…alias bem menos são 7 meses aho…mas fico feliz q o povo veio..nao tenho esse dimensão! q bom!! bjos

  6. Chris, minha nova amiga. O importante é fazer coisas simples não só pelo trabalho mas também porque o sabor dos alimentos são assim verdadeiramente aproveitados.
    A sobremesa pode ser feita antes de véspera ou até mesmo de antevépera conforme o doce ou bolo. Para assar uma ave no forno faz assim: tempera com sal, muito alho picado e vinho do Porto, (ou outro equivalente), deixa na geladeira, na hora de colocar no forno coloca por cima umas lascas de margarina e vai ao forno. Acompanhe com legumes no vapor ou aproveita o forno e assa os legumes e umas batatinhas.
    Espero ter ajudado.

    Beijocas

    P.S. Vou-te linkar, ok?

  7. Oi Chris! Também estou chegando agora, através da Laila! Tem uma farofa americana no meu blog que é sucesso garantido! Ontem mesmo fiz para um jantar de Thanksgiving! Bjs!

  8. Oi Chris, para achar a farofa vá no post: Thanksgiving – um dia para dar graças do dia 22/nov/07 e clique na segundo foto que ela direcionará para a receita. Beijos!

Deixe um comentário

