Next Stop | Belo Horizonte, Brazil

É, eu disse que não o faria. Eu nem diria que é uma resposta, pois está em um nível tão, mas tão diferente, que só a temática geográfica aproxima este post de um de um outro blog.

Eu não sou bairrista, mas adoro algumas coisas sobre a minha terra natal. As nossas montanhas e a sociabilidade do povo – que necessariamente passa pela mesa dos botecos. Temos vários bons amigos em beagá, muitos dos quais o Gui nem sabe direito ondem moram. É só ligar, avisar que estamos chegando, e marcar um bar, e na maioria das vezes, vamos direto do aeroporto para um deles.

O concurso Comida de Boteco foi uma grande sacada. Vendeu para fora um pouco da nossa cultura, mas, como não podia deixar de ser, um tanto estereotipada. E, pior, deu uma pasteurizada no ambiente dos nossos tradicionais botecos. Mas, nenhum estrago irreversível. Lá temos um boteco para cada momento, para cada situação. Em geral o ambiente é agradável, como uma grande festa, os garçons são camaradas, conversam, brincam. Difícil explicar, mas não conheço em Sampa um boteco como os de Beagá, para usar de exemplo.

Bom, voltando ao tema central, fomos hoje tema da matéria de turismo do NY Times. Segue um trecho:

“But Beagá, the city’s nickname (from the pronunciation of its initials in Portuguese), does have a claim to fame: as the bar capital of Brazil. Not bars as in slick hotel lounges or boozy meat markets, but bars as in botecos, informal sit-down spots where multiple generations socialize, drink beer and often have an informal meal. If you believe the local bluster, there are 12,000 bars in the city, more per capita than anywhere else in the country. Why, no one is completely sure, but one theory has turned into a popular saying: “Não tem mares, tem bares.” Loosely: “There are no seas, thus there are bars.”

Pode não fazer sentido para o nosso abstêmio amigo, mas fiquei muito feliz de ver a matéria. E sim, tenho orgulho da minha terra natal, e do meu povo!

Deixe um comentário

